quarta-feira, 7 de agosto de 2019

YouTube | Declaração de direitos do homem e do cidadão, 1789.

Já estão disponíveis os 3 vídeos  sobre a “Declaração de direitos do homem e do cidadão”,  França, 26 de agosto de 1789.

Veja no YouTube toda a Playlist sobre Declarações de direitos humanos [AQUI].

Dá uma conferida agora, e aproveita para curtir o canal!!!

Em breve, devo subir mais novidades para o Grupo Pesquisa em Filosofia do Direito!!! Canal se dedica à teoria da justiça, direitos naturais e direitos humanos.



YouTube | Declaração de direitos do homem e do cidadão, 1789.
A Declaração de direitos do homem e do cidadão, França, 26 de agosto de 1789, ou DDHC, foi elaborada durante a Revolução Francesa, como uma resposta à opressão exercida pelo Rei Luís XVI contra os seus súditos. Ela pretende declarar os direitos naturais inerentes a todos os homens e os direitos cívicos dos cidadãos.

Repleta de ideais humanistas, foi elaborada ao mesmo tempo que se adotou uma política fanática e genocida que contrariava estes mesmos bons ideais. O sangue humano verteu em profusão das guilhotinas em razão da adoção do terror como política de Estado.

Apesar destas contradições, é um documento fundamental para a história dos direitos humanos, e que ainda merece ser estudado. Talvez a maior lição que ainda tenha a nos ensinar seja exatamente esta, a certeza fanática de bons ideais acaba por destruí-los.

Nesta videoaula, vou estudar o seu teor que foi dividido em três partes:

Vídeo #1: contexto histórico e Preâmbulo da Declaração.

Vídeo #2: do artigo 1º até o artigo 8º.

Vídeo #3: do artigo 9º até o artigo 17º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário