sábado, 8 de outubro de 2016

1ª Jornada ULBRA de Filosofia do Direito


 

 

1ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito

A Invenção da Modernidade: As Relações entre Ética, Política, Direito e Moral

Evento realizado em homenagem ao Professor Dr. Thadeu Weber (PUCRS).

A 1ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito a ser realizada em homenagem ao Professor Dr. Thadeu Weber vem reunir os pesquisadores das ciências práticas de diversas instituições e áreas do saber em torno de um tema relevantíssimo para os dias atuais: "As Relações entre Ética, Política, Direito e Moral". Evidência dessa importância pode ser constatada com a qualidade e a multiplicidade das apresentações que serão realizadas ao longo do evento. Isso se deve ao fato de que os desafios trazidos pela contemporaneidade colocam em xeque a moderna separação dessas quatro áreas das humanidades como assuntos isolados e as suas respectivas conceituações, repercutindo diretamente na sociedade e no Direito. Assim, enfrentar esse debate será o objeto de nossas discussões não apenas teóricas, mas fundamentalmente em um esforço acadêmico conjunto por uma sociedade melhor.

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas.

Faculdade de Direito, Auditório 220 do Prédio 1.

Av. Farroupilha, 8001 - Bairro São José - CEP 92425-900 - Canoas/RS.

E-mail: direito.canoas@ulbra.br

Telefone: (51) 3477-9142

Terça-feira, dia 25/10, 19:00h-22:00h.

Quarta-feira, 26/10, 9:00h-12:00h, 14:00h-19:00h e 19:00h-22:00h.

Evento gratuito, aberto à comunidade e com certificação de horas complementares. Inscrições no local.

+Informações GPFDir.com

Confirme a sua presença no Facebook [AQUI]!


Baixe o flyer e a programação completa em Pdf. [AQUI].






 

 

PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira, dia 25/10, 19:00h-22:00h.

19:00-19:30h Abertura pela Coordenação do Curso de Direito e demais autoridades acadêmicas.

19:30-20:30h Conferência Inaugural “Ética, Direito e Moral: Um Diálogo Necessário” Prof. Dr. Thadeu Weber, homenageado no evento. Doutor em Filosofia (PPGFil, UFRGS). Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Graduado em Filosofia (FAFIMC). Professor Titular nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Direito (PUCRS), assim como na Graduação em Filosofia (PUCRS).

20:30-21:00h Perguntas e debates

21:00-22:00h Painel "Teorias Institucionais da Justiça e Virtudes"

"Virtudes Políticas e Neutralidade Ética em John Rawls" Jaderson Borges Lessa. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Ética e Filosofia Política (PPGFil, PUCRS). Graduado em Filosofia (PUCRS).

"Nas Fronteiras das Instituições: Condições Éticas para uma Teoria da Justiça Institucional" Prof. Ms. Leandro Cordioli. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Graduado em Direito (PUCRS). Advogado. Professor de Direito nas Ulbras Campi Canoas e Torres.

Quarta-feira, dia 26/10, 9:00h-12:00h.

9:00h-9:30h "A Distinção entre Moral e Direito e seus Fundamentos Metafísicos: Uma Contribuição Kantiana" Claiton Rui da Costa Portilho. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Filosofia (UFSM). Graduado em Direito (UNIJUI).

9:30h-10:00h "A Legitimação de Normas Morais: A Ética do Discurso e a Deliberação segundo Habermas" Carlos Roberto Bueno Ferreira. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Graduado em Direito (UFSM). Advogado.

10:00h-10:30h "Violência Mimética e Reconciliação Trágica: Girard, Hegel e a (Re)Configuração da Ordem Política em Oréstia, de Ésquilo" Wilson Franck Junior. Doutorando em Ciências Criminais (PPGCrim, PUCRS). Mestre em Ciências Criminais (PPGCrim, PUCRS). Graduado em Direito. Advogado.

10:30h-11:00h "O Conceito Hegeliano de Direito Abstrato: Origem e Limites" João Gilberto Engelmann. Mestrando em Filosofia (PUCRS). Graduado em Direito. Bacharel em Filosofia. Advogado.

11:00h-11:30h "Ética e Liberdade em Heidegger: Um Caminho Terapêutico para o Ser" Sabrina Ruggeri. Doutoranda em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestra em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Bacharela em Jornalismo (UFRGS). Graduanda em Filosofia (UFRGS).

11:30h-12:00h "John Stuart Mill: A Conexão entre a Justiça e a Utilidade" Everton Miguel Puhl Maciel. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Filosofia (PPGFil, UFPEL). Bacharel em Filosofia (UFPEL).

Quarta-feira, dia 26/10, 14:00h-19:00h.

14:00h-14:30h "Democracia e Legitimação: Procedimentalismo Epistêmico" Felipe Held Izquierdo. Mestrando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Graduado em Direito (PUCRS).

14:30h-15:00h "O Debate Hart-Dworkin: Os Princípios como Janelas para um Outro Direito" Daniel Ortiz Matos. Doutorando em Direito Público (PPGD, Unisinos). Mestre em Direito Público (PPGD, Unisinos). Graduado em Direito (UESB Bahia). Advogado.

15:30h-16:00h "A Influência da Teoria Metaética de R.M. Hare no Pensamento Moral e Político Contemporâneo" Luã Jung. Mestrando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Graduado em Direito (PUCRS). Advogado.

16:00-16:30h "Utilitarismo: Peter Singer e A Defesa Ética dos Animais" Hiasmynn Quinhones. Acadêmica de Direito (ULBRA Canoas). Elaine Rodrigues. Acadêmica de Medicina Veterinária (ULBRA Canoas).

16:30h-17:00h "Radix Omnia Malorum: O Conflito entre Justiça Natural e Econômica no Baixo Medievo" Bruno Rodrigo D'Ambros. Mestrando em Filosofia (PPGFil, UFPel). Graduado em Ciências Sociais (UFSC).

17:00h-17:30h. "Terrorismo e Soberania: A Legitimidade Política do Medo" Carlos Alencar. Mestrando em Filosofia (PPGFil, UFPel). Graduado em Filosofia (USP).

17:30h-18:00h. "A Articulação entre a Ideia de Insight e a Apreensão dos Bens Humanos Básicos" Carlos Marcelo Neutzling. Mestrando em Filosofia (PPGFil, UFPel). Graduado em Direito (UFPel).

18:00h-18:30h. "A Legitimação das Ações Afirmativas em Face da Teoria da Justiça como Equidade de John Rawls" Thiago Mello. Graduado em Direito (ULBRA Canoas). Advogado.

18:30h-19:00h. "Objetivismo Moral: Uma Defesa" John de Miranda. Doutorando em Filosofia (PPGFil, UFPel). Mestre em Filosofia (PPGFil, UFPel). Graduado em Filosofia (UFPel).

Quarta-feira, dia 26/10, 19:00h-22:00h.

19:30h-20:20h. "A Fuga da Moral e a Transcendência do Valor” Prof. Dr. Carlos Adriano Ferraz. Doutor em Filosofia (PPGFIL, PUCRS). Mestre em Filosofia pela (PPGFil, UFSM). Realizou estágio doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da State University Of New York (SUNY). Foi Visiting Scholar na Universidade Harvard (USA). Professor no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFPel).

20:20h-21:10h. "A Laicidade no Discurso Político" Prof. Dr. Elton Somensi de Oliveira. Doutor em Filosofia do Direito (PPGDir, UFRGS). Mestre em Teoria do Direito e do Estado (PPGDir, UFRGS). Professor do Direito (PUCRS). Professor do Curso de Especialização em Direito de Família da Faculdade de Direito (PUCRS). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito (PUCRS). Vice-Diretor da Faculdade de Direito (PUCRS). Advogado.

21:10h-22:00h. "Neurociência e seus Limites na Ética e no Direito" Prof. Dr. Arthur Ferreira Neto. Doutor em Direito (PPGDir, UFRGS). Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Professor na Faculdade de Direito (PUCRS). Coordenador e Professor da Especialização de Direito Tributário da PUCRS-IET. Advogado.

ORGANIZAÇÃO:

Coordenadora do Curso de Direito Prof. Ms. Maria Aparecida Cardoso da Silveira

Coordenadora Adjunta do Curso de Direito Prof. Ms. Alessandra Mizuta

Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito Prof. Ms. Leandro Cordioli

PROMOÇÃO:

Curso de Direito Ulbra Canoas

Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito Ulbras Torres e Canoas [GPFDir.com]

APOIO:

Editora Fi [editorafi.org]

Extensão e Assuntos Comunitários Ulbra

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário