sexta-feira, 9 de novembro de 2018

3ª JUFDir “Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa”



3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito: “Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa”

Evento realizado em homenagem ao Professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles,


A 3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito a ser realizada em homenagem ao professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles, reunirá pesquisadores de diversas instituições e áreas do saber em torno de um ponto imperioso: "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa".

Um primeiro olhar sobre o objeto da Jornada traz a perspectiva sobre as questões morais atinentes aos temas, aos modos e às finalidades da produção e da difusão do conhecimento humano. O que se deve pesquisar? Como se deve pesquisar? Para que se deve pesquisar? Essas questões apontam para problemas fundamentais que deveriam traçar as fronteiras morais do desenvolvimento do conhecimento teórico e dos avanços tecnológicos empreendidos pelo ser humano, sem os quais a busca do conhecimento pode apresentar sérios riscos. Exemplos disso podem ser encontrados nos comitês de ética universitários, preocupados com a honestidade dos trabalhos, a dignidade intrínseca do ser que é pesquisado (i.e., seres humanos, embriões humanos, animais não racionais, etc.) e o compartilhamento dos resultados positivos com toda a humanidade.

Contudo, outro olhar sobre a questão também é possível. Os mais respeitáveis pensadores que a humanidade já produziu dedicaram as suas vidas a um compromisso perpétuo de desenvolvimento do conhecimento humano, como uma das dimensões e o horizonte da realização de nossas capacidades. Sócrates, por exemplo, considerava que "uma vida sem investigação não merecia ser vivida." Nosso objetivo, no presente evento, é levar os pesquisadores das mais diversas áreas do saber a refletir sobre as fronteiras morais e os horizontes éticos de suas pesquisas, contribuindo dessa forma para o bem da humanidade.



Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas.
Curso de Direito, Auditórios 219 e 220 do Prédio 1.
Av. Farroupilha, 8001 - Bairro São José - CEP 92425-900 - Canoas/RS.
E-mail: direito.canoas@ulbra.br
Telefone: (51) 3477-9142


Segunda-feira, dia 26/11, 19:00h-22:00h.

Terça-feira, dia 27/11, 9:00h-11:30h, 14:00h-18:00h e 19:00h-22:00h.

Quarta-feira, 28/11, 9:00h-11:30h, 14:00h-18:00h e 19:00h-22:00h.


Evento gratuito, aberto à comunidade e com certificação de horas complementares. Inscrições no local. Vagas limitadas à capacidade dos auditórios.


INSCRIÇÃO SOLIDÁRIA: A Jornada Ulbra de Filosofia do Direito apoia a iniciativa da Pastoral Universitária da Ulbra Canoas de promover um evento natalino em favor dos asilados venezuelanos em Canoas. Uma contribuição financeira espontânea e facultativa a ser oferecida na data e no local do evento por parte dos participantes será bem-vinda.


+INFORMAÇÕES:
http://www.GPFDir.com/2018/11/3-jufdir-fronteiras-e-horizontes-atuais.html
http://www.editorafi.org/3jornadafilosofiadodireito

Site com programação completa: em breve.


CONFIRME a sua presença no Facebook: [AQUI]!!!


ORGANIZAÇÃO:
Coordenadora do Curso de Direito Profa. Dra. Alessandra Mizuta de Brito
Coordenadora Adjunta do Curso de Direito Profa. Ma. Carolina Zenha Saraiva
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito Prof. Me. Leandro Cordioli


PROMOÇÃO:
Curso de Direito Ulbra Canoas
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito Ulbra Canoas [www.GPFDir.com]


APOIO:
Extensão e Assuntos Comunitários ULBRA
Editora Fi [www.editorafi.org]

Nenhum comentário:

Postar um comentário