terça-feira, 26 de março de 2019

20ª Edição GPFDir: UMA TEORIA MORAL DO DIREITO: VALOR, DERIVAÇÃO E FORMAÇÃO CÍVICA PELO DIREITO




20ª Edição GPFDir
Atividade aberta à comunidade, gratuita e certificada com horas complementares.

UMA TEORIA MORAL DO DIREITO: VALOR, DERIVAÇÃO E FORMAÇÃO CÍVICA PELO DIREITO

A partir de 27/03/2019


*PASTA COM PLANOS DE ENSINO E MATERIAL PARA LEITURA => [AQUI]<=!!!

*É uma pasta do Dropbox. Eventualmente, o link pode estar truncado depois do encerramento do semestre. Por gentileza, entre em contato que terei o maior prazer de fornecer o material.



Encontros semanais, nas Quartas-feiras, das 17h45 às 18h45.
LOCAL: Curso de Direito, ULBRA Canoas, Prédio 1, Sala 214.
INSCRIÇÕES: Presenciais no primeiro encontro.
+INFORMAÇÕES (Coordenação Direito): 51 3477 9142
www.GPFDir.com

Ética, política, Direito e moral se relacionam?
 A proposta de pesquisa para o semestre é estudar como Ética, política, Direito e moral se relacionam, a partir de autores com pensamentos concorrentes. Aristóteles, Tomás de Aquino, John Rawls, Kelsen, Hart, Dworkin e John Finnis defendem teorias que discordam em pontos estratégicos neste tema. Questões como: “O Direito tem obrigatoriedade (valor moral) para além da sua coercitividade? O Direito deriva da moral? O Direito tem um papel pedagógico moral?” podem ser melhor compreendidas através do diálogo destas tradições. Isso possibilita extrair de cada uma das teorais o seu melhor argumento, e formarmos a nossa própria posição de modo consciente e original, no melhor espírito filosófico.
 O Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito está em sua vigésima edição semestral. Há dez anos promovemos a formação integral de nossos pesquisadores no Curso de Direito da ULBRA Canoas, sob a supervisão do Prof. Dr. Leandro Cordioli. Nossa preocupação fundamental é produzir o conhecimento. Para tanto, desenvolvemos debates, estudos e eventos abertos nas áreas das teorias da lei natural, da justiça, do Direito e dos direitos humanos. Como estes são ramos da ciência prática, realizamos também atividades formativas em vista do desenvolvimento acadêmico e Ético dos integrantes. Participe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário